Como fazer seu gato beber mais água?
- comunicacao felina
- 26 de nov. de 2025
- 2 min de leitura
Esse é um caso comum de família gateira. E pra entender essa seletividade ao momento de se hidratar dos felinos, vamos voltar ao que é o comportamento natural da espécie. Felinos costumam procurar água fresca e corrente (em movimento) para se hidratar. Por isso sempre indicamos fontes de água para que seja mais atrativo.
Independente do modelo, dos mais simples aos mais elaborados, o que importa é ter a água em movimento, fresca e limpa.
Isso significa: manter a higiene em dia, e troca de água diária ou a cada 2 dias.

Muitas fontes podem aquecer a água por conta do motor, ou mesmo pela temperatura ambiente alta, principalmente no verão tropical brasileiro.
Nessa época a troca pode ser mais frequente, e adicionar uns cubos de gelo pode ser lúdico e estimular seu felino a ingerir mais água.
As fontes, ou potes de água devem ficar na região mais central da casa, onde o felino passa várias vezes, e aí aproveita beber uma água.
Quando for usar potes de água, prefira os mais abertos, de vidro ou inox, que refletidos também dão o aspecto de rio água limpa e saudável.
Muitos gatinhos por curiosidade, acabam se interessando por copos de água deixado por alguém da família em cima da mesa, perto da cama, na sala de tv. Aproveite essa curiosidade felina e ao invés de levar só um copo de água, leve um para seu gatito por curiosidade beber essa água em um recipiente diferente.
A verdade é que, diferente da língua dos cães, a língua dos felinos é adaptada para sua higiene. Ela é cheia de espículas que ajudam na limpeza diária durante os banhos de língua.

Gato come água! Na natureza, as caças: passarinhos, insetos, pequenos roedores, são, além de seus componentes nutricionais, basicamente 70% água!
A ração seca foi inventada por nós humanos para facilitar armazenamento e não juntar moscas e bactérias quando dispostas nos potes de alimentação. Bem, e como driblamos essa realidade do gato moderno? Oferecendo sachês diariamente, adicionados de água se o seu felino aceitar. Testar diferentes marcas e composições, aquecer, congelar (no verão) pra oferecer como um picolé!
Em casos de nefropatas, pense em trocar gradualmente a alimentação para uma dieta 100% úmida na forma de patês e sachês.
O legal é variar as formas de apresentação da alimentação, e sempre que possível oferecer opções mais molhadinhas!!
E por aí, o que você faz para aumentar a ingestão de água do seu bigodudo?



Comentários