top of page
Buscar

Idade & fases da vida de um felino doméstico

  • Foto do escritor: comunicacao felina
    comunicacao felina
  • 25 de nov. de 2025
  • 2 min de leitura

Nós humanos sempre nos perguntamos, mas que idade meu gat@ tem se ele fosse humano?

Essa curiosidade, mais do que saber o equivalente humano, é entender a fase e as necessidades de cada uma, assim como na nossa.

No primeiro mês toda interação deve ser mínima, e somente a mãe felina que faz as interações com a ninhada!

No primeiro mês até os 6 meses de idade, muita coisa acontece!! Seria o equivalente ao crescimento de um humano do 1 ano de vida até os 10 anos de idade. Fase de muito aprendizado. Aprender a comer, conviver com os familiares, como se comunicar, como passear, o repertório de atividades possíveis. Nessa primeira fase nós temos o que chamamos de socialização primária que vai do 1º mês de vida até o 3º mês. Passa bem rápido né??

Assim como um bebê eles não devem ficar sozinhos em casa, se possível tire férias para cuidar melhor dessa fase tão importante de aprendizado.

Ensinar interações sociais positivas; socializar com gatos, pessoas, cães. Prover ambiente rico em estímulos cognitivos. Espaço e companhia; ensinar comportamentos sociais necessários a vida adulta. É a hora de ensinar a usar a liteira (caixa de areia), hora de ensinar a se alimentar (oferecer diferentes padrões de alimentos como patês, petiscos, sabores diferentes, quente, frio, gelado. Pode também ensinar a vir com barulho de petisco, ou com chamado específico. Ensinar a brincar de caça (sempre com um brinquedo/objeto e nunca com a mão ou pé). Ensinar a arranhar superfícies, e fornecer diferentes superfícies para isso. Ensinar a subir, escalar de forma lúdica na hora do brincar para ele seguir, explorar o espaço.

Ensinar que a caixa de transporte é segura e uma toca disponível sempre dentro de casa.


Na socialização secundária (3 meses aos 5 meses) todo o repertório de atividades deve continuar e vai se expandir para área além da casa/apartamento. Então, ensinar a usar a peitoral para passeios, ensinar a andar de carro e levar para áreas verdes seguras em momentos de pouco movimento, ensinar a alimentação interativa, que mimetiza a caça e é um ótimo recurso cognitivo a longo prazo. Treinar para receber medicação e manipulação de forma segura e respeitosa. Treinar para viajar, porque não? Tudo é possível! Com consistência e respeito às emoções do gat@.


Uau, bastante coisa né?


Isso não significa que o gato deixa de aprender depois de passar por essas fases. Significa que o que foi vivido aqui tem muita importância ao longo da vida e pode moldar comportamentos. A adolescência que vai dos 7 meses aos 2 anos também é sensível ao aprendizado, ainda que menos que nas duas fases citadas acima.


Independente da idade/fase que seu gat@ esteja sempre há tempo para estímulos cognitivos positivos na vida, é preciso paciência e reconhecer as necessidades de cada fase.



estágios da vida felina e equivalente humano
Estágios da vida felina e seu equivalente humano

Tem dúvidas ou comentários? Escreve pra comunicação felina e vamos aprender mais sobre essa maravilhosa espécie.

Comentários


Pontal do Paraná

Pontal do Sul

(43) 99819-2930

comunicacaofelina@gmail.com

Prevenção . Informação . Gatos felizes!
  • Whatsapp
  • Instagram
  • Ícone do Facebook Preto
  • JGallego-logotipo-laranja-simbolo

Seg - Sex: horário agendado

​​Sábado: horário agendado

Obrigado por enviar!

© 2025 por Comunicação felina. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page